4.1 Definições básicas
4.1.1 Unidade Elementar
Definição 4.2 A unidade elementar, unidade populacional ou simplesmente elemento é a entidade portadora das informações que pretende-se coletar. \(\\\)
A unidade elementar pode ser um objeto, animal ou pessoa. Em certos casos existe mais de uma maneira de definir a unidade elementar, onde se faz necessário o entendimento dos especialistas envolvidos. A unidade elementar é uma das definições mais importantes do campo científico, pois é base de toda a construção das hipóteses de pesquisa.
Exemplo 4.1 (Pesquisa eleitoral I) Em uma pesquisa eleitoral, classifica-se o eleitor como unidade elementar.
4.1.2 Unidade Amostral
Definição 4.3 A unidade amostral é uma composição de uma ou mais unidades elementares. \(\\\)
Exemplo 4.2 (Pesquisa eleitoral II) Em uma pesquisa eleitoral na rua, o eleitor é também unidade amostral. Caso as entrevistas sejam feitas de casa em casa, o domicílio passa a ser unidade amostral, i.e., um conjunto de unidades elementares (eleitores).
4.1.3 Sistema de referências
Em relação às informações de um estudo, deve-se fazer inicialmente uma avaliação das bases de dados já disponíveis para então proceder com a avaliação da viabilidade de um levantamento de dados mais específico. Este levantamento envolve se montar um plano amostral, contratar, treinar e manter pessoas para a coleta, criar os protocolos de resposta bem como gerar e analisar os bancos de dados. Caso decida-se realizar tal levantamento, serão necessárias listas relacionando as unidades populacionais e amostrais. Na falta de tais listas, utilizam-se sistemas de referências, que são fontes que descrevem o universo a ser investigado. Podem ser informações razoavelmente atualizadas, como mapas, censos ou listas reunidas.